segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

2016 né, menina ?

Há cinco dias de acabar o ano mais esperado da minha vida, devo dizer que, pela primeira vez em muito tempo, eu não fui tão profundamente feliz em algum ano. Que eu me lembre, a ultima vez que gostei tan-to de um ano foi 2009 e, posteriormente, 2013. Mesmo assim, por um e pelo outro, nada ainda bateu o prazer e a dor que foi 2016 - esse ano (trocadilho ínfame) ímpar. 
Esse ano eu ouvi muito a seguinte frase ''é importante fazer memória, ter o registro, isso conta nossa história''. Concordo e, não atoá, sempre mantive muito díarios, caixas com cartinhas e o blog. Que é um encontro íntimo de mim, para mim e comigo. <3

Esse ano foi tão especial e bom, que eu estou até com medo do que me aguarda pra 2017 - esse ano que vai ser um novo ciclo inteiro, forte, existencialista, pragmático e doce, desejo. Em celebração e rito de passagem, que registrar doze coisas bonitas e ricas que eu vivi/conquistei ao longo dos últimos doze meses. 

1) aprendi a beber: vamos com calma nesse falso moralismo, tá bem ? é isso mesmo. eu bebi! e eu vivi intensamente esses pórris e as ressacas. as ressacas me valeram analises que sessão de terapia nenhuma ia dar jeito. foi um encontro subversivo que me trouxe muita alegria, e muito aprendizado, de vida mesmo. viva a catuaba! e força, afinal, eu prometi parar de beber por um ano inteiro. 

2) eu não preciso de muito dinheiro: graças a deus e aos bloquinhos de rua. janeiro/fevereiro/março me arrancam sorrisos até hoje! eu fiz uns rolês maravilhosos, conheci gente do melhor astral que eu podia conhecer, dancei até suar todos os meus poros e fico com o coração quentinho de saber que foi tudo tão simples, barato e bom!

3) gente tóxica, saí daqui, não me rela: eu comecei o ano desempregada. desempregada há quase uns seis meses e no último semestre da faculdade. isso gerou uma crise de ansiedade da-na-da. tipo, de não dormir bem, ficar chorosa, perder o ar. daí nessa, eu comecei num trampo o-k, a principio ok. Daí que nesse trampo tiveram assédio com outros colaboradores e a naturalização de agressões que a mim eram impraticáveis. Daí que mesmo eu precisando para caralho do trampo, da grana eu larguei tudo e fui embora. Isso, com menos de sete dias de trampo. Porque ás vezes, é preciso sair. Mesmo parecendo loucura. Vai acontecer algo providencial, bota fé! 

4) rompimentos: se eu pudesse resumir o ano em uma palavra seria essa 'rompimento'. de todos os tipos. amorosos, familiares, amigos, trampos. esse ano eu rompi com meu ex-namorado, eu rompi com meu pai, eu rompi com alguns familiares, eu rompi com algumas amizades. eu ROMPI. tirei da tomada, desconectei, descartei. e isso doeu! isso doeu tan-to. mas isso curou. curou tudo! 

5) good vibes only: na cura, um chá pra aliviar. é isso, eu me tornei mais resiliente. menos treteira, mais de boa com a vida, com as pessoas, mais alto astral. não é forçar a barra, é processual. e eu encontrei a minha pira, o meu processo. que peloamordedeus eu só quero gente alto astral, querendo paz, um pouco de diversão e disposto a ver que a vida é treta, e já que é treta: vamo tirar onda. Bitch, don't kill my vibe.

6) pra rir tem que fazer rir: sem corrupção e sem capitão nascimento. é uma parada mais perto de emanar o bem pra receber o bem, sabe ? ás vezes a gente entra numa neurose - e tudo bem, é processo e é legítimo - mas a tendência é que quanto mais sorrisos você der, mais sorrisos você receberá.  esse ano foi o maior perrengue, pra geral. talvez até mais que o ano passado. mas esse ano eu levei com tan-ta gratidão, que pareceu mais leve. tudo bem mais leve. 

7) estado contínuo e regrado de gratidão: regrado ? isso, regrado. porque gratidão é um hábito sabe ? não é assim, uma coisa meio jah-rastaferi que de repente você agradece até pela água que você tá bebendo.  a gente reclama de tudo, o tempo inteiro e SEMPRE iremos reclamar. mas você ter consciência disso e SE PROPOR a reclamar menos e agradecer mais faz diferença. Eu formei pra mim uma equação simples: 1 por 1. A cada reclamação, um agradecimento. Eu falhei alguns dias, algumas fases, mas no geral eu fui bem sucedida. Hoje, por exemplo, eu vim trabalhar num calor infernal com geral indo viajar, mas eu agradeci real. Porque o céu tava bem limpinho, o transporte estava vazio e semana que vem eu vou ter um salário, pra poder viajar, fruto desse trampo. 

8) rolê na casa dos amigos: eu tive a felicidade de me reunir com vários amigos, em jantares, sociais, pra almoçar, jantar. pra trocar ideia por um tempão. e isso foi maravilhoso. sem intenção de rolê, um rolê. pra dividir os perrengue da vida. pra fugir dessa vitrine de constante felicidade que o instagram nos exigi. 

9) ostracismo necessário, desconecta! : eu sou assumidamente e problematicamente carente. isso implica em dizer que eu preciso/sou viciada em relações interpessoais de toda instância. amizade, amores, flertes, romances, novos amigos, trabalho - enfim, todas. mas eu fiquei 25 dias inteiros sem facebook e whatsapp e foi vital. ás vezes tudo acontece intenso demais, corrido demais, rápido demais, informação demais. e muita coisa de nós se perde! então, vez ou outra, vale tirar umas férias da vida social também. e voltar  melhor, pra mais bagunça <3

10) vaidade é uma coisa relativa, né ?! : esse ano, diferente dos outros que eu ficava neurótica com meu peso, com minhas roupas, com meu lifestyle, eu fiquei de boa. isso me rendeu uns bons kilos a mais (que sim, ainda me deixam triste pra caralho) mas eu me senti mais bonita e plenamente bonita do que em qualquer ano anterior, desde que eu nascia. real oficial. 

11) saúde: sem massagem, tem que ter saúde. papo de vó ? de mãe ? de gente adulta ? SIM! mas não devia. esse ano eu fiquei doente duas vezes. uma delas eu fui transferida de ambulância e, dramática que sou, pensei que ia morrer. Daí que isso me fez acessar esse lugar que não tem absolutamente NA-DA mais importante do que cuidar da sua saúde. Porque quando você fica doente, além de você não poder fazer nada pra cuidar da sua vida, você exigi que outras pessoas se mobilizem para cuidar de você. Quer coisa mais inconveniente ? Então, por favor, vamos nos cuidar como cuidamos das pessoas a quem amamos. 

12) joguinhos: parem por favor, parem!: Daí que eu fiquei solteira, depois de tipo uns mais de dez anos emendando uma relação na outra. Solteira e, pela primeira vez, feliz. Sem a bad do término, sem a paixão agudá pelo crush, sem aguardar o próximo amor da minha vida. Só de boa, realmente de boa. Conhecendo umas pessoas legais - outras nem tanto - pra sair, dançar, se divertir. Mas daí que tem essa parada dos jogos né ? Mensagem demais, mensagem de menos. Isso parece to much, mas isso parece frio. Se eu fizer isso vou parecer grudenta, mas se eu não fizer vou ficar com vontade. Ai, que saco. Essa é a parte mais chata das relações contemporâneas. Para 2017 eu desejo encontrar pessoas mais desprendidas, com mais vontade e honestidade pra viver os sentimentos, as sensações. Mais malemolência.  

Pra encerrar a citação que mais me deu paz durante esse ano: '' a compreensão te fará saber que os outros são criaturas autônomas, gravitando sempre na direção de objetivos diferentes dos teus." 

Afinal, o que é verdade absolutamente e incontestável: está todo mundo tentando melhorar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário